sábado, 27 de julho de 2013

Rotina de Tratamento de Cabelo!

Olá pessoal! Hoje decidi partilhar convosco a minha rotina de tratamento do meu cabelo! Recebo muitas vezes elogios em relação a quão brilhante, saudável e forte o meu cabelo é. Claro que tudo o que eu faço se adapta ao meu cabelo, o que resulta no meu pode não resultar em outros tipos de cabelo, basta experimentar! Irei então mostrar-vos a minha rotina e depois vou deixar-vos algumas dicas em como fazer o cabelo crescer mais depressa e ser mais saudável!
(aviso: não sou nenhuma profissional em cabelo, tudo o que estou a escrever resulta da minha experiência própria e do que resulta para mim. Lembra-te que o que resulta para mim pode não resultar para ti, visto que os cabelos são todos diferentes!)

Rotina:

O meu cabelo é castanho escuro, uma mistura de ondulado e encaracolado e é forte. Devo dizer que o meu estilo de cabelo mais frequente é deixá-lo solto e natural. Não costumo prendê-lo nem o escovo com escova do cabelo, nem nada que o possa partir ou deixar frisado. Explicarei melhor isto mais à frente.

♥ Durante o banho a primeira coisa que faço é usar champô no meu cabelo. Se estiver muito sujo, passo champô duas vezes, se não, passo só uma. O champô que uso vai variando, mas ultimamente tenho usado do Regenerador de Pontas da TRESemmé; Herbal Essences Suave & Macio; H&S champô anti-caspa - edição limitada do Casillas (tenho andado com problemas de caspa no cabelo, acontece-me sempre no Verão por apanhar muito sol do coro cabeludo/não encontrei a edição limitada no site para meter o link)
♥ Depois de passar o champô e de o lavar com água, passo condicionador em todo o cabelo, evitando a raiz  Os que mais uso são: TRESemmé Regenerador de Pontas; Garnier Ultra Suave Óleo de Abacate
♥ Uma vez por semana passo uma máscara hidratante no meu cabelo. A que uso acho que não há em Portugal (encomendei da Amazon) chama-se Macadamia Natural Oil Deep Repair Masque. Esta máscara serve para cabelos muito secos e danificados. Este não é o meu caso, o meu cabelo é exactamente o contrário pelo que a máscara não faz grande efeito em mim, mas uso-a como cuidado semanal e para manter o meu cabelo hidratado
♥ Depois do banho eu enrolo o meu cabelo na toalha enquanto me visto e depois retiro-o da toalha e penteio-o com os dedos. Ouvi que não faz bem pentear o cabelo com uma escova quando ele está molhado, por isso recomendo um pente de dentes bem separados ou os dedos.
♥  Depois volto a enrolá-lo na toalha para retirar o excesso de água e trato da minha higiene pessoal e etc. e passando uns 2 minutos volto a retirar a toalha da cabeça.
♥ Depois do banho gosto de passar algum produto no cabelo. O que estou a usar agora é especificamente para cabelos ondulados/encaracolados e é o Creme de Pentear Garnier Fructis Hidra Caracóis (só encontrei no site do brasil, mas há à venda em Portugal). Também já usei o Regenerador de pontas da TRESemmé e é bastante bom. Usa um produto que seja adequado ao teu tipo de cabelo (eu salto este passo nos dias em que ponho a máscara no cabelo, porque não quero enchê-lo de produtos e demasiada hidratação pode deixá-lo oleoso). 
♥ Depois disto tudo deixo o cabelo secar naturalmente, nunca uso secador.

Dicas para o cabelo crescer mais rápido e ser sempre saudável!

- Adeus ferros quentes! Deixa o teu ferro de alisar/encaracolar o cabelo de parte, deixa o teu cabelo respirar! E não, o protector térmico de cabelo não é desculpa!
- Que o ar puro o seque! As únicas e raras ocasiões em que uso o secador para secar o cabelo são quando não posso mesmo tê-lo molhado, ou está um frio de rachar lá fora e estou prestes a sair e não quero apanhar uma pneumonia. Mas sem ser isso, o secador fica na gaveta!
- Bebe água! Hidratação não se trata só de meter produtos no cabelo, água é super importante! 1,5L por dia, eu tenho sempre uma garrafa na secretária!
- Vai variando de produtos! Não uses sempre o mesmo champô, condicionador e outros produtos para o cabelo. Se usares muito tempo o mesmo produto pode deixar de fazer efeito!
- Não laves o cabelo todos os dias! Fá-lo pelo menos dia-sim, dia-não!
- Isto pode só acontecer a mim, mas eu não uso escovas do cabelo. Uso sempre os meus dedos porque sempre que uso uma escova o meu cabelo fica todo frisado, cai mais e perde a graça toda (fica sem os caracóis e fica com imenso volume, exagerado).
- Demasiados penteados, não! Eu sei que no verão é inevitável para as raparigas prender o cabelo, mas não o façam muitas vezes, assim como muitas tranças e penteados malucos. Claro que fica lindo de vez em quando mas não faças muito frequentemente porque estás a forçar a raiz do cabelo e ele enfraquece! Especial atenção para as meninas com cabelo mais fraco! Esta é a mais difícil para mim de cumprir porque eu amo fazer penteados e todo o tipo de tranças! Experimenta deixá-lo solto e ao natural ;)
Pintar o cabelo, não aconcelhvável! Este é óbvio e eu sei que pintar o cabelo é lindo, mas estraga muito o cabelo. Se o fizeres, certifica-te de que usas os produtos certos para o tratar!

E aqui está o resultado! Este é o meu cabelo  :D

2 comentários:

  1. o teu cabelo é lindo!
    faço basicamente o mesmo que tu, o problema é que o meu cabelo está bastante danificado e parece-me que vou ter de comprar um champô mesmo muito bom para que este aspecto horrível mude (o meu cabelo é pintado, ainda por cima)

    foi difícil aceder ao teu blog ahah vi que me seguias e quando clicava na miniatura, não aparecia o link do teu blog :s

    ResponderEliminar
  2. adoro o teu cabelo, o meu é praticamente igual, apenas um pouco maior (penso), eu faço a mesma rotina que tu :)
    adoro o blog, já sigo! :)
    beijinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ♥